Press "Enter" to skip to content

São Cipriano e o Sincretismo

Para entender a relação de São Cipriano com o sincretismo, primeiro é necessário entender o que são ambos. São Cipriano foi um feiticeiro que se tornou santo mesmo depois de praticar magia negra, pois no meio de sua vida se converteu ao cristianismos e passou a dedicar a sua vida a Jesus Cristo e passar a sua palavra.

Sincretismo é a fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, com reinterpretação de seus elementos. Ou seja, no caso de São Cipriano, é a fusão da sua santidade na igreja católica com a sua representação em outras religiões, que dá origem a novos significados e revelações sobre a sua existência.

Por exemplo, no sincretismo de Umbanda, São Cipriano é ligado a linha de pretos velhos quimbandeiros, aqueles que conheceram e praticaram todo tipo de magia e hoje se especializaram em desmanchar malefícios magísticos.

Veja:  São Cipriano - A Verdadeira História

Pelo Sincretismo Católico, reverencia-se a Morte por execução de Cipriano em 02 de Outubro, assim na Umbanda e nos terreiros de Nação e Candomblé, guarda-se também esta data, 02/10, como dia de trabalho com Pai Cipriano da Almas.

São Cipriano, na sua obra, faz alusões concretas a Orixás, que são amplamente mencionados, onde se estabelecem descrições clarificadoras do sincretismo que existe entre essas entidades africanas, os santos cristãos e as divindades hebraicas, assim se abrindo caminho na compreensão sobre o mistério oculto dos espíritos.

No sincretismo das religiões africanas, o preto velho e a preta velha podem encontrar reflexo tanto em Toth e Seshat (deuses egípcios), como em São Cipriano e na Bruxa Évora, pois são figuras idosas e sabias, que havendo falecido em suplicio agora acorrem a este mundo para guiar o sofredor através da sua profunda sabedoria.

Veja:  Os Signos Segundo São Cipriano

Hoje, São Cipriano é venerado pela igreja, adorado pelos feiticeiros, respeitado pelos magos e muito solicitado na Umbanda para trabalhos.

Em vida, São Cipriano, bispo de Antioquia, ganhou a fama como o mago mais conhecido do mundo, tendo entrado para a irmandade dos magos muito cedo.

Esta é toda a informação disponível e toda a informação que podemos ter acesso. Os mistérios da verdadeira Umbanda, e a Divina Lei, não podem ser revelados a nós, filhos de fé.

Compartilhe Esta Página: